F.A.Q - Perguntas Mais Frequentes

Brux@s não fazem proselitismo, ou seja, brux@s não procuram convencer ninguém a entrar em sua religião. Porém, é nossa responsabilidade atender com informações simples e honestas quem está se sentindo chamado para o Caminho da Deusa.


Para facilitar o trabalho de atendimento aos novatos, resolvi incluir na página esta F.A.Q. básico que, creio, servirá para sanar as dúvidas mais simples.


Se você tiver quaisquer dúvidas, basta entrar em contato conosco em df@templodadeusa.com.br, ou se preferir Pergunte a Mavesper através do ASK.fm dela.


Se você deseja encontrar bruxos e bruxas experientes e novatos , outras wiccanianos de sua área, entre na nossa Comunidade do face (Wicca DF)

Se você deseja receber correspondência do Templo da Deusa, da Tradição Diânica do Brasil, da IBWB ou da Abrawicca-Associação Brasileira da Filosofia e Religião Wicca, e informações sobre atividades, palestras, cursos e rituais públicos inscreva-se em nosso mailling


A bruxaria é uma religião pagã, e , como tal, ingressar nela é fruto, simplesmente, de uma escolha pessoal, que se faz após sentirmos um impulso que costumamos denominar o chamado da Deusa.

Veja detalhes a respeito nos textos:

>> Como alguém se torna brux@?
>> Brux@s de "nascença"?

Se você tem o impulso de se tornar uma bruxa ou bruxo é porque os deuses antigos despertaram seu coração e alma.

Praticar é muito simples. Basta que você comece a celebrar os rituais das fases da lua e do curso do Sol durante o ano, conectando-se com a natureza e uma antiguissima forma de as pessoas se integrarem a ela.

Para saber sobre a estrutura de um ritual, leia nosso artigo no blog (em breve).

Ouvir o chamado da Deusa é sentir o impulso de buscar as antigas religiões da Terra, e pode se expressar das mais diversas formas, mas frequentemente é um amor muito grande por isso, lembranças de outras vidas em que praticamos esses mesmos ritos, o fato de se emocionar diante dos espetáculos da natureza, se alegrar e sofrer com ela... Não é raro ouvirmos que o chamado se revelou como uma sensação de que a pessoa ao encontrar a bruxaria "se sentiu em casa".


O chamado não é a simples curiosidade, é uma apelo insistente, um impulso muito difícil de ignorar que você sente de conhecer e se integrar à bruxaria.


"Vc ouviu o chamado da Senhora? Ela canta sua Canção sagrada em tudo o que existe, sussurra na brisa nas folhagens, grita nos relâmpagos, ruge nos vulcões. Ela geme em cada grito de dor, se faz ouvir no choro do recém nascido e do moribundo, na altivez do leão e nas patas da gazela. Ela chora nas queimadas da amazonia, é ferida nas guerras, se encontra na fome e na satisfação da fome. Ela é vida e é morte. É a terra com seus frutos abundantes e a Ceifeira que traz a morte e a putrefação...


Ela canta sua canção mais bela quando a Lua enche nos céus .. é a Senhora das águas que correm, trazendo vida ao planeta... sua música é a complexa sinfonia sem fim das vastidões das galáxias e suas notas mais brilhantes são cada uma das estrelas.

Se vc ouviu algum dia tudo isso, não há lugar no universo onde vc possa se esconder do chamado da Deusa e nessa hora, se vc simplesmente responder ao chamado e escolher o Antigo Caminho, será uma brux@."

Esta resposta varia de acordo com a corrente de bruxaria que se siga. Pessoalmente não creio que seja correto ser de outra religião e querer praticar a bruxaria, porque a wicca é uma religião. Todas as bruxas e bruxos iniciados são sacerdotes da wicca, assim, creio que é incompatível com praticar qualquer outra religião. Além disso, bruxos são pagãos, ou seja, não acreditam nem aceitam para si os mandamentos das religiões dominantes, baseadas na mitologia judaico- cristã, ou quaisquer outras.

Uma bruxa tem os mesmos dons que qualquer pessoa tem em potencial. Os dons que costumam ser chamados sobrenaturais, como telepatia, telecinese, clarividência e tantos outros são capacidades naturais dos seres humanos em geral. Bruxas abrem sua mente para essa realidade e , pois, livres das amarras da mente racional, podem mesmo fazer essas coisas. Mas qualquer um pode, basta se dedicar a descobrir e desenvolver seus dons.

Não, podem ingressar na wicca homens e mulheres, livremente. Mas é verdade que wicca é um caminho mágico lunar e feminino. Isso significa apenas que ele é centrado no divino feminino, ou seja, o elemento essencial da bruxaria é o culto à Deusa. Se faz bruxaria cultuando em equilíbrio a Deusa e o Deus, se faz bruxaria cultuando apenas a Deusa, mas está fora da bruxaria moderna um culto ou sistema mágico que se baseie apenas no divino masculino, só no Deus.


Homens não são "wiccanianos de segunda classe", muito pelo contrário, homens tocados pela Deusa são imprescindíveis dentro da wicca. Mas devem desaprender os conceitos machistas da sociedade comum, aprendendo a ver em cada mulher a Deusa encarnada.


Há igualdade de importância entre homens e mulheres na wicca.

O templo da bruxaria é a Natureza, não obstante, conforme a disponibilidade de cada um, os rituais possam também ser feitos em recintos fechados.

A bruxaria pode sim ser praticada em casa

Sim, a prática solitária é tão válida e plena quanto a prática em grupo. Não saia em busca de grupos, quando chegar a hora de ter essa experiência , a Deusa a enviará a você. No início celebre sozinha e aprenda a conhecer e seguir os ritmos da Lua e do Sol, fazendo também seus rituais

Não, a bruxaria independe de mestres. O que você necessita é estudar, informar-se a respeito e depois de decidir praticar, estabelecer seus vinculos com a Deusa Triplice e seu Consorte. Isso se dá com a pratica dos rituais e com um viver mágico.

Essa preocupação nem deveria estar presente na cabeça de novatos, porque antes de sequer cogitar se iniciar você terá que ter praticado wicca por pelo menos um ano e um dia ( tempo de uma Roda do Ano).


A primeira coisa tem que ser praticar e estabelecer a conexão com a Deusa, pois é Ela a única Iniciadora. Se ao final de pelo menos um ano e dia ( pode ser mais , se você ainda não se sentir preparado, mas nunca menos) você estiver decidido a entregar sua vida aos Deuses antigos, você pode procurar um iniciador ou até fazer sua auto-iniciação.


Muito cuidado com pessoas que prometem iniciação por apostilas, ao fim de cursos ou pela internet. Isso é impossível. Iniciação implica conhecimento, vínculo mágico e convivência entre Iniciador e Iniciando. Não se deixe enganar!

Bruxas sequer acreditam que exista um ente que se chame diabo ou que seja um inimigo de seu Deus... nossos deuses personificam o todo, tudo o que existe no universo.


Como não acreditamos que o diabo exista não podemos fazer rituais satânicos ou pactos com um ser que é estória da carochinha , feita para assustar e controlar a mente dos que temem essa figura lendária. Não se presta culto ao que não existe.


Bruxaria nada tem a ver com satanismo, e não existe algo que se chame "bruxa satânica". Se algum dia você ouvir alguém se intitular assim, saiba que é uma falsa bruxa.